Entenda como o Last Mile na logística irá revolucionar o e-commerce no Brasil.

Last-Mile
20 jan

Entenda como o Last Mile na logística irá revolucionar o e-commerce no Brasil.

O e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil, principalmente depois da pandemia da Covid-19. A comodidade de poder fazer as suas compras sem precisar sair de casa é um fator de peso para que as pessoas optem por este serviço, porém, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade da jornada de compra.

O conceito de last mile, ou última milha na tradução livre, trata exatamente sobre isso. Este conceito nada mais é do que a última experiência do consumidor em uma compra online. Para sermos mais claros, você está prestes a fazer uma compra, escolhe o produto e coloca o endereço de entrega de maneira simples e rápida, porém, na hora de analisar o tempo de entrega, se depara com fretes de 10 ou 15 dias. Essa “frustração” por ter que esperar tanto tempo para receber o seu produto faz com que você desista da compra em uma determinada loja e procure por outra que entregue mais rápido.

Quais são as tendências operacionais que o last mile trará?

O mercado de varejo online no Brasil está crescendo, mas ainda é baixo comparado com outros países. O fato de poder comprar e ter o produto na hora é um fator de peso para muitas pessoas. Com entregas mais rápidas ou, até mesmo, no conceito same day, poderão melhorar de forma expressiva as compras no e-commerce, e ainda trazer benefícios para as empresas como:

  • Aumento da chance de fidelização dos clientes, pois eles saberão que irão receber o produto em pouco tempo;
  • Vantagem competitiva em relação aos concorrentes, oferecendo entregas mais rápidas;
  • Melhor experiência do consumidor, que não precisará esperar muito tempo pela compra;
  • Traz uma imagem positiva para a empresa, que será vista como profissional e segura para realizar uma compra.

Para Anderson Barth, gerente corporativo comercial da CSI Cargo, a logística do last mile trará inúmeros benefícios para o setor. “Muitas vezes o consumidor deixa de fazer uma compra online porque o prazo de entrega é muito alto e demorado, então ele prefere ir até uma loja física e sair com o produto em mãos. Com a logística do last mile, vamos conseguir incrementar a experiência do usuário dentro do e-commerce e, com isso, trazer inúmeras oportunidades para o mercado logístico”, ressalta Barth.

Como incrementar o uso da logística do last mile no Brasil?

Muitas pessoas pensam em como otimizar os gastos desse modelo de logística. A verdade é que dificilmente você conseguirá diminuir os custos com este tipo de entrega, então você precisa balancear o processo, melhorando toda a cadeia logística.

1. Cliente com mais autonomia

Deixe claro ao cliente que ele pode escolher um frete de 5 dias, ou optar por um que entregue em 24 horas, mas que cobra um valor um pouco maior. Dê autonomia para ele analisar e pagar por aquilo que considera a melhor opção para ele.

2. Melhoria na jornada de compra do cliente

Quando o consumidor faz a compra, ele não pensa que apenas a transportadora levará um número x de dias para entregar o produto, ele começa a contar o prazo desde o momento em que aperta o botão para fazer a compra.

Por isso tenha os processos bem definidos, qualquer problema como falta de estoque ou erro de triagem fará com que a entrega atrase, e isso irá impactar na experiência final do cliente.

3. Incremento do uso de tecnologia

A CSI Cargo possui WMS próprio e customizado com inteligência artificial, armazenamento inteligente, processo de inventário eletrônico, entre outros. Isso facilita muito na hora de fazer a gestão de picking e packing dos produtos, aumentando ainda mais a agilidade dos processos logísticos.

4. Busque armazéns com localização privilegiada

Esse é um ponto de extrema importância para o sucesso do transporte logístico. Ter um armazém com fácil acesso às principais saídas para outras cidades, portos e fronteiras, traz muito mais agilidade e facilidade na entrega. O centro Logístico da CSI Cargo fica localizado na BR 376, muito próximo aos acessos e contornos para o caminho de importantes estradas do estado e isso traz muita eficiência nas entregas das mercadorias.

About Author

author posts

Comments are closed.

CSI-Cargo-branco-01

A CSI CARGO, sediada em Curitiba, faz parte do Grupo CARGO, fundado em 1980, na Argentina, com o nome Expresso CARGO. Iniciou suas operações com transporte courrier e em 10 dez anos se tornou uma das maiores transportadoras express do país.

CONTATO

    • BR-376, 16099 - Campina, São José dos Pinhais - PR
    • (41) 3381-2300

MAPA