Fulfillment: O que é e como ele revolucionará a logística?

PostCSI_Fulfillment
17 jun

Fulfillment: O que é e como ele revolucionará a logística?

O termo Fulfillment, ainda recente no Brasil, vem do inglês e significa, literalmente, cumprimento, realização, preenchimento. No mundo da logística o fulfillment envolve todos os processos logísticos necessários para realizar uma compra, desde o momento da finalização do pedido, até a entrega e a fidelização do cliente. Para que a operação logística seja bem feita é necessário que todas as etapas sejam otimizadas com processos bem definidos, tecnologias de ponta e pessoal capacitado.

Os hábitos de consumo mudaram e, hoje, os consumidores estão valorizando cada vez mais a qualidade, mesmo que o serviço custe um pouco mais. E isso inclui  uma excelente comunicação com o vendedor, facilidade na visualização do rastreio, rapidez na entrega e muitos outros fatores.

Então como podemos aplicar o Fulfillment na logística para que os processos sejam bem feitos? Vamos listar abaixo algumas ações que podem ser adotadas em cada etapa para que a operação logística seja otimizada:

  • Armazenamento: os produtos devem ser guardados de forma organizada e planejada. Um sistema de WMS, por exemplo, pode ajudar muito na hora de realizar um excelente controle de inventário e reposição de mercadorias.

  • Picking: É a primeira etapa após a conclusão do pedido, e é aqui que percebemos a importância de um armazém otimizado e organizado, pois assim conseguimos localizar e separar os produtos com mais rapidez e facilidade.

  • Packing: Após a separação da mercadoria, ela deve ser embalada com agilidade e cuidado, pois qualquer dano ocorrido com o produto e, até mesmo com a embalagem, irá interferir na experiência final do cliente. Outro ponto importante é colocar o produto em uma embalagem correta e que permita a possibilidade de fazer a logística reversa.

  • Transporte: Uma das etapas mais importantes, onde o cuidado deve ser extremo não só com a integridade dos objetos, mas também com o compromisso de respeitar o prazo estipulado. Além disso, ferramentas de rastreio são essenciais  nesta fase para deixar a jornada de compra ainda mais completa e satisfatória ao cliente.

  • Pós-entrega: O pós-vendas é indispensável para manter uma boa relação com o cliente e corrigir possíveis falhas no processo de compra. É com ele que você conseguirá obter um feedback preciso de como foi a experiência do consumidor.

Para que o fulfillment funcione de maneira perfeita e gere os resultados esperados, é necessário ter uma equipe capacitada e 100% focada em realizar os processos de maneira correta e eficaz. Isso afetará a reputação da loja e, consequentemente, suas vendas. Porém, toda essa mobilização também influencia nos custos da empresa, por isso muitas delas estão optando pela terceirização do fulfillment, contratando um operador logístico especializado no setor e ganhando tempo para focar seus esforços em oferecer serviços e produtos de maior qualidade.

About Author

author posts

Comments are closed.

CSI-Cargo-branco-01

A CSI CARGO, sediada em Curitiba, faz parte do Grupo CARGO, fundado em 1980, na Argentina, com o nome Expresso CARGO. Iniciou suas operações com transporte courrier e em 10 dez anos se tornou uma das maiores transportadoras express do país.

CONTATO

    • BR-376, 16099 - Campina, São José dos Pinhais - PR
    • (41) 3381-2300
    • (41) 3381-2302

MAPA