A Renault mais uma vez fortaleceu a parceria com a CSI Cargo, que agora realiza toda a logística de warehousing no seu novo Centro de Distribuição de Peças – MPR em Quatro Barras. A unidade na Região Metropolitana de Curitiba entrou em operação no dia 09 de maio,
possui 66 mil metros quadrados e será responsável pelo abastecimento de todas as concessionárias do país, concentrando o trabalho que era realizado nas unidades de Jundiaí e São José dos Pinhais.
A parceria entre a CSI Cargo e a Renault existe desde 2007 e com esse novo contrato se estenderá por, pelo menos, mais cinco anos.
“Mais uma vez a empresa mostra a sua confiança em nosso trabalho e agora fizemos parte do projeto desde o seu planejamento. Nossa atuação na multinacional francesa não se resume apenas em fornecer a mão de obra, mas em contratar e instalar toda a estrutura, desde a base”, explica Luciano Potier Folly, Gerente de Logística Corporativo da CSI Cargo.
Ao todo, são 120 pessoas atuando inicialmente em dois turnos. “Fazemos todo o gerenciamento do depósito. Esses novos funcionários foram treinados na unidade de São José dos Pinhais, em ambiente simulado, com atividades práticas e operando o novo sistema para recebimento e distribuição das peças da Renault”, explica Carlos Mendonça Baptista, Supervisor de Recursos Humanos.
De acordo com Roberto Romero, Diretor de Peças e Acessórios da Renault para a América Latina, “o novo CD de Quatro Barras vai levar a Renault a um novo patamar de excelência no que se refere ao serviço de Pós-Vendas, otimizando os custos de operação, melhorando a qualidade das entregas e aumentando a satisfação dos nossos clientes.”
Para Roberto, “a construção de parcerias de longo prazo, baseadas na confiança para encontrar juntos soluções para reduzir desperdícios, melhorar a performance e a qualidade são a chave para manter a competitividade de ambas empresas e obter resultados no curto e no longo prazo”.
CSI Cargo desenvolveu tecnologia de ponta para MPR da Renault
A parceria foi firmada em 2014 e a CSI Cargo iniciou em 2015 todo o desenvolvimento do WMS, sistema informatizado para gerenciar o depósito junto com SAP/Garden. “O projeto personalizado começou a ser desenvolvido em abril do ano passado. Colocamos várias melhorias, como coletor de dados e possibilidade de identificar o avanço da separação de peças de acordo com a demanda do cliente. Ele também possui conferência cega no recebimento”, explica Nelson Barón, Gerente de TI. Além disso, toda a estrutura de hardware dos mais de 60 mil M² da unidade ficou sob responsabilidade da CSI Cargo, tanto da rede física quanto WiFi, um investimento em estrutura de aproximadamente R$ 5 milhões.
Segundo Nelson, o foco foi buscar maior produtividade e eficiência na gestão de depósito, recebimento, inventário, movimentação e expedição, por isso, foram implementadas as soluções de coletores de dados e impressoras móveis da Seal Tecnologia, empresa especializada em processos de automação com códigos de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID. “Nossa meta é substituir o que antes era feito no papel por tecnologia móvel, otimizando e automatizando a operação, gerando melhores resultados para nossos clientes”, explica.
Além de maior mobilidade e eficiência, otimizar o tempo de operação é outra vantagem das soluções implementadas. “No momento atual do Brasil temos percebido uma grande busca das empresas por soluções que reduzem custos e aumentam a produtividade”, disse Wagner Bernardes, CEO da Seal Tecnologia. “Com os coletores de dados e impressoras móveis nas operações de gestão de depósito, recebimento, inventário, movimentação e expedição, a CSI ficará mais produtiva e totalmente confiável oferecendo um melhor serviço aos seus Clientes”.
“A Renault nos deu a oportunidade de aplicar toda a nossa expertise operacional, aliado ao aperfeiçoamento exclusivo do nosso WMS”, diz Claudio Cortez, Diretor da CSI Cargo.
A parceria entre a CSI Cargo e Renault também foi notícia na revista Tecnologística.
Leia aqui o texto na íntegra.