Quem conhece o Cláudio Cortêz há um certo tempo, sabe que ele é um apaixonado por logística e, principalmente pela CSI Cargo.
O executivo iniciou no grupo Cargo em 1994 e desde então mergulhou no fascinante, mas desafiador mundo da logística. No final dos anos 90 recebeu a missão de participar da implantação das operações da CSI Cargo no mercado brasileiro. ''A ideia é que eu ficasse no Brasil por um período de transição, em torno de 6 meses, mas no final das contas, me identifiquei tanto com o time brasileiro que resolvi ficar. O resultado é que já são 25 anos residindo no Brasil. E agora estou tendo o privilégio de poder comemorar o aniversário de 25 anos da CSI Cargo'', ressalta Cláudio.
Cortêz relembra os primeiros anos da CSI Cargo como muito desafiadores. ''Em pouco tempo de Brasil começamos a crescer exponencialmente com a conquista de contratos das principais montadoras automotivas. Isso trouxe uma série de desafios para os nossos times, sendo que o principal deles foi disseminar a nossa cultura voltada a excelência junto as pessoas que ingressavam na empresa. Também foi necessário construir processos sólidos para desenvolver a padronização dos serviços. E mais recentemente enfrentamos um outro grande desafio que envolveu a diversificação setorial. Nesse aspecto também fomos bem-sucedidos porque atualmente contamos com grandes clientes em áreas como indústrias de linha branca e amarela, construção, alimentício, o que contribuiu para diluir os riscos e, consequentemente melhorar a solidez financeira da empresa. Acredito que poucas empresas do nosso setor enfrentaram tantos desafios quanto a CSI Cargo. E é muito bom ver que vencemos todos eles com trabalho árduo e muita determinação em construir uma empresa de sucesso'', destaca Cláudio.
Há quase dez anos, Cláudio é o diretor responsável por áreas estratégicas da empresa como comercial, operações, logística e TI. ''Minha rotina é muito dinâmica e, sobretudo desafiadora. Sempre aprendo algo novo. Também é muito estimulante trabalhar para o grupo Cargo pela autonomia de gestão que nos é dada pelos acionistas argentinos e, também pela possibilidade de trabalhar com um time incrível'', defende Cláudio.
Cláudio Cortêz ressalta que o sucesso da CSI Cargo foi construído com base em excelência e investimentos sólidos em inovação. ''Desde o início da nossa operação já trabalhávamos com ofertas de soluções logísticas de ponta. E desde que as tecnologias de logística 4.0 começaram a despontar fomos rápidos em adotar muitas delas. Somos uma verdadeira usina de desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias como sistemas de telemetria, automação de veículos, entre outras. Na CSI Cargo, a inovação e a gestão de pessoas são pilares fundamentais para o sucesso de todas as nossas iniciativas'', afirma Cláudio.
O executivo acredita que os desafios da área de logística serão cada vez maiores, mas a CSI Cargo está preparada para crescer de forma sustentável. '' A Industria 4.0 tem avançado sem parar em países europeus e, o Brasil tem seguido os passos com rapidez. As empresas de logística precisam cada dia mais estar antenadas em campos como Big Data, Metaverso e Automação. O fato é que ainda existe muito espaço no Brasil para ganhos de melhoria de performance. Em nosso Plano Estratégico trabalhamos com a meta de dobrar a receita nos próximos 5 anos'', finaliza Cortêz.
Comments